quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fortalecimento do vínculo

Shantala, método de massagem especialmente desenvolvido para o bebê, é uma arte de dar e receber amor. Foi inspirada no livro Shantala, do obstetra francês Dr. Frederick Leboyer. Ele deu esse nome em homenagem à mulher que o encantou com a força e a beleza de um momento de amor e troca com o seu bebê.

O principal objetivo dessa milenar massagem indiana é ampliar os momentos de contato com o seu filho e fortalecer o vínculo entre vocês. Portanto, não se preocupe demais com a técnica. Cada bebê é um indivíduo e o seu sinal de satisfação é o melhor indício para saber se os movimentos estão adequados.

A única recomendação é fazer a massagem em seu bebê somente se você estiver se sentindo tranquila e relaxada.




Preparativos

1. Antes de começar o método Shantala, você vai precisar de:
- Um produto emoliente (como um óleo) de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado*;

- Uma toalha para apoiar o bebê;

- Uma fralda de pano seca para remover o excesso do produto, se necessário.
2. O bebê deve estar totalmente despido e o quarto, aquecido, para que ele não sinta frio em nenhum momento.
3. Procure uma posição confortável para vocês dois: fique em pé e massageie o bebê sobre o trocador ou, se preferir, sente-se na cama ou no chão e coloque seu filho sobre suas pernas ou a sua frente.
4. Antes de iniciar a massagem, aqueça suas mãos, friccionando uma na outra.
Tocando o rosto (sem usar o óleo): A massagem no rosto estimula a musculatura, preparando o bebê para expressar melhor seus sentimentos. Por ser uma das áreas mais sensíveis do bebê, o toque tem que ser especialmente suave. Comece apoiando seus polegares no centro da testa do seu bebê. Afaste-os delicadamente para os lados, acompanhando a linha das sobrancelhas. Retorne ao ponto inicial e reinicie o movimento, avançando um pouco mais até contornar os olhos.(1) Voltando ao centro da testa, deslize seus polegares suavemente, passando pelas laterais do nariz em direção às bochechas. Faça um pouco mais de pressão nesta região.(2) Agora, deslize seus polegares, partindo das sobrancelhas, passe-os pelos olhos e feche-os. Vá deslizando pelas bochechas até os maxilares. Continue o movimento, acompanhando o maxilar inferior até as orelhas.(3)

Relaxando o peito (com o uso de óleo): Os movimentos do peito ajudam a eliminar a tensão da caixa torácica e ampliar a respiração. Para realizar essa etapa da Shantala, faça o seguinte: Coloque suas mãos, lado a lado, no centro do peito do bebê. Deslize-as para os lados, passando pelos ombros, braços e mãos.(4) Apoie suas mãos, afastadas uma da outra, na parte inferior da barriga do bebê, próximas à lateral do tronco. Com uma delas, cruze o tronco do bebê de baixo para cima na diagonal, até passar a borda externa da mão na lateral do pescoço. Neste momento, inicie o movimento com a outra mão na direção oposta. Alterne sucessivamente as mãos.(5)

Trabalhando braços e mãos (com o uso de óleo): A massagem nos braços e nas mãos, assim como nas pernas e nos pés, fortalece os músculos e as articulações, ativa a circulação e o sistema nervoso central e prepara o bebê para engatinhar e andar. Para fazê-la, siga os passos: Com uma das mãos, segure o braço do bebê na altura do ombro dele e deslize a outra mão em direção ao pulso.(6) Envolva, com as duas mãos, o braço do bebê na altura do ombro dele. As mãos devem partir juntas em direção ao punho, em movimentos opostos de vai-e-vem, torneando suavemente o braço. Quando chegar ao pulso, recomece pelo ombro. Use mais óleo para facilitar este movimento.(7) Para este movimento, não aplique o óleo em suas mãos. Com seus polegares, abra a mão do bebê, massageando-a do centro até os dedos. Deslize a palma de sua mão na palma da mão do bebê.(8)
Ativando a barriga (com o uso do óleo): Os movimentos nesta região facilitam o funcionamento dos intestinos e a eliminação dos gases, trazendo alívio para as cólicas. A direção da massagem é sempre do peito para baixo e, nos movimentos circulares, o sentido é horário, acompanhando o caminho natural das fezes e gases no intestino. Para ativar a barriguinha do seu bebê, faça o seguinte: Coloque uma das mãos na base do peito do bebê e deslize-a até a parte inferior da barriga. Quando uma mão termina o trajeto, a outra recomeça, num movimento de ondas.(9) Segure os tornozelos do bebê e, com as pernas elevadas, repita o movimento anterior usando o seu antebraço.(10) Faça movimentos circulares, no sentido horário, com as suas mãos ao redor da barriga do bebê.(11)

Trabalhando pernas e pés (com o uso do óleo): Os movimentos para as pernas e os pés do seu bebê são similares aos feitos nos braços e nas mãos. É só seguir os passos: Com uma das mãos, segure a coxa do bebê e deslize sua outra mão em direção ao tornozelo. Recomece o movimento, alternando a ordem das mãos.(12) Envolva, com as duas mãos, a perna do bebê na altura da coxa. Suas mãos devem partir juntas em direção ao pé, em movimentos opostos de vai-e-vem, torneando suavemente a perna. Quando chegar ao pé, recomece pela coxa. Use mais óleo para facilitar este movimento.(13) Comece massageando a planta dos pés. O seu polegar deve partir do calcanhar em direção a cada dedinho. Faça uma leve pressão em cada um deles. Termine passando a palma da sua mão na planta do pé do bebê.(14)

Tocando as costas (com o uso do óleo): A massagem nas costas e na coluna traz equilíbrio, eixo e sentido de harmonia para o bebê. Para massagear esta região, vire o bebê de costas (sobre sua perna ou sobre o colchão à sua frente), posicionando o corpinho dele perpendicularmente ao seu tronco e com a cabeça voltada para seu lado esquerdo. Para fazê-la, siga os passos abaixo: Coloque suas mãos na nuca do bebê e desça-as até as nádegas, massageando as costas com um movimento de vai-e-vem. Volte em direção à nuca com os mesmos movimentos.(15) Coloque sua mão direita sobre as nádegas do bebê, onde deve permanecer para oferecer sustentação. A partir da nuca, deslize a mão esquerda sobre a coluna do bebê, em direção às nádegas, até suas duas mãos se encontrarem.(16) Segure, com a mão direita, os pezinhos do bebê. Deslize a mão esquerda da nuca até os calcanhares.(17)

Exercícios finais: Esses exercícios completam o relaxamento e podem ser feitos ao final do método, ou mesmo antes de começar e até independente da massagem. São importantes para aliviar a tensão nas articulações e são especialmente indicados para iniciar a massagem em bebês mais ativos. Segure as mãozinhas do bebê e cruze os bracinhos dele sobre o peito. Alongue-os delicadamente e cruze-os novamente.(18) Segure braço e perna opostos e cruze-os sobre o tronco do bebê. Alongue-os delicadamente e repita com o outro braço e a outra perna.(19) Segure as pernas do bebê pelos tornozelos e cruze-as sobre a barriga. Alongue-as e cruze novamente.(20)
Banho (Finalizando a massagem): Termine a massagem dando um banho no seu bebê, se for possível. O contato da água morna com a pele do bebê é muito prazeroso e relaxante, pois permite reviver as fortes sensações da vida intrauterina. A banheira deve estar bem cheia para que o bebê fique imerso na água e possa aproveitar o relaxamento.