quinta-feira, 7 de abril de 2011

Posições para amamentar

Ao escolher uma posição para dar de mamar, o mais importante é que você esteja confortável e que o bebê alcance o seio com facilidade. 

Uma boa posição para amamentar é aquela que facilita a colocação do bebê junto ao seio e permite uma boa pega. 

Para isso, você pode: 

breastfeeding lying down

• deitar e colocar o bebê em posição paralela a seu corpo 


breastfeeding with pillow

• segurar o bebê no colo em posição transversal, "barriga com barriga", utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando 


breastfeeding baby

• segurar o bebê no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama 


mum breastfeeding baby

• segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá 




• colocar o bebê "de cavalinho" em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio 


mum breastfeeding twins

• usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo 





Tenho mais facilidade de usar uma das mãos para colocar o bebê junto ao seio. O que devo fazer?



Talvez seja então mais fácil, especialmente enquanto aprende a dar de mamar, usar a mesma mão para os dois lados. Isso provavelmente significa que você vai colocar o bebê no seu colo na transversal para amamentar de um lado, e passando embaixo do seu braço para o outro -- assim você utilizará o mesmo braço e a mesma mão para esvaziar os dois seios. Isso pode ajudar também no caso de você estar com um dos braços doloridos, como no caso da síndrome do túnel do carpo. 

Vale a pena tentar posições diferentes para amamentar?



Caso encontre logo de cara uma posição que funcione bem para você e para o bebê, então não há motivos para mudar. Porém, à medida que o bebê cresce e você também fica mais experiente, as posições provavelmente vão variar dependendo de onde você está e do que estiver fazendo. 

Se você tiver mastite, por exemplo, talvez seja aconselhada por alguém a segurar o bebê de um jeito diferente para amamentar. Isso não quer dizer, contudo, que a simples mudança de posição tenha levado o bebê a "sugar uma parte diferente do seu seio". Todas as áreas da mama são igualmente "sugáveis" desde que o bebê esteja com uma "pega" correta -- o que pode ocorrer em qualquer posição, desde que seja confortável para vocês dois. 

35 semanas

 Mais uma semana completa. estou completando hj 35 semanas um peso danado. mais isso só confirma que o meu bb está crescendo bem. terei consulta no próximo dia 15 e estou ansiosa pra saber qual será o diagnostico dessa vez. saio sempre do consultório cada vez mais feliz por entrar e sair sem nenhuma noticia ruim, espero que dessa vez não seja diferente.

Gravidíssima. É assim que mim  sinto ao exibir minha barriga – que agora merece, com todas as honras, ser chamada de barrigão. Ela está com 35 centímetros de altura e, desse jeito, mal sobra espaço para a bexiga inflar. Por isso, é um corre-corre danado o dia inteiro em direção ao banheiro, Falando nisso, muitos médicos indicam nesta fase um exame chamado cultura da secreção vaginal, que aponta a presença ou não de estreptococos no canal do parto. Se houver, hora de exterminá-lo. Mas cuide-se por dentro e por fora também. Na alimentação, reduza ainda mais a quantidade de sal nos alimentos para evitar o excesso de inchaço. Aproveite ainda e faça uma visita ao cabeleireiro. Vale aparar as pontas do cabelo e retocar o esmalte das unhas. Ficar bonita pra si msm ajuda na alta estima e te faz acalmar tanta ansiedade.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

34 Semanas de Gestação


34 semanas de GestaçãoNeste momento faltam poucas semanas para o dia do parto, e certamente você e seu parceiro devem estar dando os últimos retoques finais no quartinho onde o bebê dormirá.
O seu corpo está praticamente pronto para o dia do parto, conseqüentemente você deve estar experienciando bastante cansaço além de outras incomodações. Mas, mesmo assim provavelmente você deve estar se sentindo uma das mulheres mais felizes do mundo. Então, aproveite para compartilhar essa felicidade com o seu parceiro e combine junto com ele um jantar romântico com direito à luz de velas.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo aproximadamente 33 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 300 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas a cada dia que se passa o seu bebê consegue beber cerca de meio litro de líquido amniótico, que inclusive, é o mesmo ambiente em que ele urina.
O seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo dentro do útero, e nas horas em que está acordado ele pratica as habilidades que desenvolveu durante os períodos anteriores da gravidez. Além disso, durante este período o seu bebê estará desenvolvendo o seu próprio sistema imunológico, o qual será responsável por produzir anticorpos para protegê-lo contra possíveis invasores, tais como vírus e bactérias.
O revestimento vernix que protege a pele do bebê, agora está se tornando mais espesso, e o pêlo que cobriu o corpinho do seu bebê durante a sua estadia no útero praticamente sumiram.
Os pulmões estão estão totalmente desenvolvidos, e agora eles produzem uma substância chamadasurfactante, a qual ajudará na renovação do oxigênio nos pulmões do seu bebê.
A maior parte dos bebês que estão neste período de gestação se encontram na posição de entrega (cabeça para baixo e pés para cima). Caso você ainda não saiba qual a posição do seu bebê, certamente o seu médico lhe dirá na sua próxima consulta. Portanto, não falte.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você poderá ter um aumento de peso significativo. O líquido amniótico atingirá sua capacidade máxima (cerca de dois litros), assim o seu bebê estará em repouso nas paredes do útero ao invés de flutuar em líquido amniótico.
Se durante algumas semanas atrás você estava sentindo algumas dificuldades para respirar, a partir desta semana você poderá não sentir mais. Isso se deve ao fato de seus pulmões deixarem de ser pressionados pela cabeça do seu bebê.
Você provavelmente já deve ter sentido algumas contrações de Braxton Hicks durante este período. A partir de agora essas contrações tendem a se intensificar. Normalmente elas são indolores e não rítmicas. Essas contrações é a forma do o seu corpo se preparar para o grande momento. Você deverá ficar atenta caso elas passem de quatro por hora, pois este é um sinal de que o trabalho de parto está próximo.
Se esta é a sua primeira gravidez, provavelmente deve estar pensando sobre o trabalho de parto. Muitas dúvidas começarão a surgir em sua mente, e algumas poderão deixar você um pouco nervosa e ansiosa, que por sinal não é bom.
Há estudos que revelam que a duração das dores no trabalho de parto estão muito relacionadas com o nível de ansiedade materna em relação ao processo do parto.
A ansiedade e estresse causam a produção de catecolaminas no sangue. Esta substância diminui a liberação de ocitocina impedindo que o trabalho não avance tão rapidamente quando deveria.
Portanto, na sua próxima consulta, tente sanar todas essas dúvidas relacionadas ao trabalho de parto com o seu médico para não haver possíveis complicações.

Esquecimento e sensação de estar "avoada"

A desatenção e o esquecimento são muito comuns durante a gravidez e não se configuram como um problema médico, embora possam ter origem física. Há até pesquisas que sugerem que o tamanho do cérebro da mulher pode ficar alterado no período da gestação. 

Em um desses estudos, um psicólogo da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que as mulheres ficam com a função cognitiva prejudicada durante a gestação -- elas não conseguem manter memórias de curto prazo e a concentração, e perdem um pouco da capacidade de reter novas informações. Uma outra pesquisa indicou, contudo, que ratas fêmeas que eram mães aprendiam mais rápido e tinham melhor capacidade de resolver problemas do que ratas virgens. Isso quer dizer que, no longo prazo, você sai no lucro! 

Não se deve subestimar também que o esquecimento pode ter suas raízes na expectativa que você sente em relação às enormes mudanças de vida que estão por vir. Isso sem contar tudo de prático que uma futura mamãe tem que organizar antes do nascimento do bebê, que já seriam suficientes para ocupar a cabeça de qualquer pessoa. 


Tente criar estratégias para lembrar do que realmente importa e diminuir sua frustração: 

• Tenha na bolsa um caderninho para escrever lembretes a qualquer momento (e consulte as anotações diariamente).

• Faça um calendário bem detalhado de atividades e datas. 

• Reúna itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo lugar. 

• Fale em voz alta coisas que não quer esquecer, para memorizá-las melhor. 

A verdade é que esse estado de esquecimento durante a gravidez pode ser um ótimo motivo para levar você a simplificar sua vida. Claro que é sempre muito mais fácil falar que fazer, mas não se imponha tarefas demais para dar conta antes do nascimento do bebê. Afinal, a faxina e remodelação geral dos armários da cozinha pode esperar. 

Caso esse seja seu primeiro filho, arranje tempo para tomar banho com calma, conhecer um novo restaurante, ir bastante ao cinema, botar a leitura em dia ou programar uma escapada de fim de semana. Se você já tem filhos, já descobriu o quanto é importante ter ajuda de alguém para dar um pouco de tempo livre a você e seu parceiro. Em resumo, tente relaxar o máximo que puder, já que isso só vai fazer bem para a sua mente.

terça-feira, 5 de abril de 2011

chegando a hora, história principal


Prepare-se
O bebê está quase pronto para chegar ao mundo. Todos os sistemas estão plenamente desenvolvidos e prontos para entrar em ação. Agora o feto pesa entre 2700 e 3600 kg e mede de 45,7 a 53,3 cm. Esse mês o feto continuará a ganhar peso.
É provável que o bebê desça mais esse mês para se preparar para passar pelo canal vaginal. E provavelmente que ele também esteja se mexendo menos por falta de espaço. A pele pode estar um pouco ressecada e as unhas prontas para serem aparadas. O feto pode até perder um pouco de peso se ele estiver grande demais para a placenta. Esses são todos sinais de que o bebê está prestes a nascer.

Para mim
Você certamente deve estar cansada de estar grávida e ansiosa para ver o bebê. No entanto, esse último mês é vital. Você não conclui o ciclo complete até ter concluído a 37ª semana. Para continuar protegida nesses últimos dias, tome algumas medidas de segurança:
Equilíbrio
Se estiver tendo dificuldades para se equilibrar, não tome banho em banheiras. Pode ser difícil entrar e sair. Problemas de equilíbrio também podem causar ferimentos enquanto você se exercita. Faça apenas alongamento em vez de correr ou pular.
Viajando
Não viaje para locais muito longe de casa. Se entrar em trabalho de parto, você precisa estar perto do seu médico e do hospital. Dirigir pode não ser uma tarefa confortável por causa do abdômen grande, mas quando estiver no carro, use o cinto de segurança na barriga e ombro. Use o cinto de segurança abaixo da barriga e apertado nos quadris.
Sexo seguro
A menos que a bolsa tenha rompido, é perfeitamente seguro fazer sexo. Se a bolsa rompeu, entretanto, nada deve penetrar em sua vagina, pois a bolsa de água era a única coisa que protegia o bebê contra possíveis infecções. médico e do hospital. Dirigir pode não ser uma tarefa confortável por causa do abdômen grande, mas quando estiver no carro, use o cinto de segurança na barriga e ombro. Use o cinto de segurança abaixo da barriga e apertado nos quadris.
Chegou a hora de arrumar a mala para levar para o hospital. Lembre-se:
  • 1 ou 2 sutiãs de amamentação
  • Camisola
  • Roupão
  • Roupa íntima o suficiente para a permanência no hospital, além de algumas extras
  • Produtos de higiene pessoal (se o hospital não fornecer) para você e o seu parceiro; evite fragrâncias fortes
  • Um relógio básico para cronometrar as contrações (deixe as jóias em casa)
  • Uma roupa de grávida para sair do hospital (depois do parto, ainda vai parecer que você está grávida de 6 meses)
  • Um agasalho para o bebê sair do hospital
  • Câmera fotográfica e filme
  • A carteirinha do plano de saúde, talão de cheque, cartão de crédito, celular e agenda de telefones
  • Frutas, bolachas de água e sal e sucos
  • Chinelo antiderrapante usado (você não quer que o líquido amniótico suje os seus chinelos novos)
Leia mais para obter a lista completa dos itens para colocar na mala.
Você já sabe que o leite materno é o melhor alimento para o bebê. Para algumas mulheres a amamentação vem naturalmente e, com sorte, o mesmo acontecerá para você! No entanto, outras mulheres se surpreendem com a dificuldade que encontram e acabam desistindo de amamentar. O apoio certo pode fazer toda a diferença.
S.O.S. amamentação
Leia livros, converse com amigas e entre em contato com organizações especializadas em amamentação. Confie nas mulheres que você conhece e que tenham amamentado. E, se você tiver condições financeiras, considere contratar uma consultora em amamentação (o hospital pode ajudar você a entrar em contato com uma). A consultora em amamentação realmente entende as complexidades da amamentação: quanto tempo o bebê deve se alimentar em cada seio, o que fazer a respeito de dores nos mamilos, se deve tirar o leite com regularidade e se o bebê precisa de complemento via mamadeira.
A amamentação requer mais trabalho da sua parte em comparação à mamadeira, porém a recompensa é maior.
Você está prestes a embarcar em uma incrível jornada única em sua vida. Isso é o que você pode esperar que mudará logo após o nascimento e o que você pode fazer para facilitar a transição.
O lado bom e o lado desafiante
Os pais acabando descobrindo que eles podem amar o recém-nascido de maneira mais intensa do que pensavam. Um olhar, um sorriso do bebê pode derreter o coração dos pais e transformar o seu humor em um instante. No entanto, as mamães de primeira viagem podem se sentir incrivelmente sozinhas. Os pais, que trabalham bastante para suprir as necessidades da família e também são de primeira viagem, acham que 24 horas por dia não são suficientes. Alimentar, trocar fraldas e confortar o recém-nascido é um trabalho em período integral e ambos os pais se surpreendem que precisam existir com um mínimo de horas de sono.
Dicas para os pais de primeira viagem
Quando estiver se sentindo completamente exausta, tente:
  • Organize uma "equipe" mentalmente. Divida as tarefas do meio da noite com o seu parceiro. Faça uma lista de suas amigas para prepararem refeições (peça se nenhuma se oferecer).
  • Socialize-se. O contato com outras pessoas é importante para a sua saúde mental. Faça parte de grupos de apoio para pais de primeira viagem. Estar perto de outras pessoas que passam por situações semelhantes às suas pode ser inestimável.
  • Seja paciente. Demorou nove meses para vocês se transformarem em uma família, então permita pelo menos o mesmo tempo para vocês se ajustarem ao papel de mãe/pai!
Você está prestes a mudar. Para o resto da sua vida, independentemente do que possa acontecer, você será pai. Isso é um presente e uma grande responsabilidade. Nunca mais você pensará a seu respeito e de sua família da mesma maneira. E, talvez pela primeira vez, você possa imaginar um mundo com algumas gerações além da sua. Pare para pensar um pouco sobre isso. Leia mais...
À medida que o dia se aproxima, você poderá pensar se saberá quando você estará em trabalho de parto. Não se preocupe: O corpo da mulher quase sempre apresenta os sinais que ela precisa.
Começa a contagem regressiva
Há dois sinais principais de que o trabalho de parto começará em breve:
  • Ruptura das membranas (saco amniótico). Para algumas mulheres, o fluxo de líquido que sai da vagina é apenas um corrimento; para outras, um "esguicho". Se a sua bolsa "estourar" (algumas vezes isso não acontece até você estar em trabalho de parto), notifique imediatamente o médico.
  • Mostra de sangue. Você pode notar um corrimento mucoso rosado ou cor de sangue. Nem todas as mulheres notam esse corrimento e algumas mulheres começam a ter as contrações antes do corrimento dessa mucosa.
Chegou a hora!
O grande sinal do trabalho de parto é o começo das contrações regulares. A princípio, essas contrações são como cólicas menstruais ou dores na região lombar e ocorrem com intervalos de 20 a 30 minutos. Gradualmente as dores começam a ficar mais fortes e duram mais tempo. As contrações também ocorrem com mais frequência. Se você acha que está em trabalho de parto, ligue imediatamente para o seu médico. E saiba que você pode realizar a tarefa de trazer o seu bebê ao mundo.