quinta-feira, 7 de abril de 2011

Posições para amamentar

Ao escolher uma posição para dar de mamar, o mais importante é que você esteja confortável e que o bebê alcance o seio com facilidade. 

Uma boa posição para amamentar é aquela que facilita a colocação do bebê junto ao seio e permite uma boa pega. 

Para isso, você pode: 

breastfeeding lying down

• deitar e colocar o bebê em posição paralela a seu corpo 


breastfeeding with pillow

• segurar o bebê no colo em posição transversal, "barriga com barriga", utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando 


breastfeeding baby

• segurar o bebê no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama 


mum breastfeeding baby

• segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá 




• colocar o bebê "de cavalinho" em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio 


mum breastfeeding twins

• usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo 





Tenho mais facilidade de usar uma das mãos para colocar o bebê junto ao seio. O que devo fazer?



Talvez seja então mais fácil, especialmente enquanto aprende a dar de mamar, usar a mesma mão para os dois lados. Isso provavelmente significa que você vai colocar o bebê no seu colo na transversal para amamentar de um lado, e passando embaixo do seu braço para o outro -- assim você utilizará o mesmo braço e a mesma mão para esvaziar os dois seios. Isso pode ajudar também no caso de você estar com um dos braços doloridos, como no caso da síndrome do túnel do carpo. 

Vale a pena tentar posições diferentes para amamentar?



Caso encontre logo de cara uma posição que funcione bem para você e para o bebê, então não há motivos para mudar. Porém, à medida que o bebê cresce e você também fica mais experiente, as posições provavelmente vão variar dependendo de onde você está e do que estiver fazendo. 

Se você tiver mastite, por exemplo, talvez seja aconselhada por alguém a segurar o bebê de um jeito diferente para amamentar. Isso não quer dizer, contudo, que a simples mudança de posição tenha levado o bebê a "sugar uma parte diferente do seu seio". Todas as áreas da mama são igualmente "sugáveis" desde que o bebê esteja com uma "pega" correta -- o que pode ocorrer em qualquer posição, desde que seja confortável para vocês dois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário